Muito comum na Barra da Tijuca, os ônibus particulares do tipo ‘frescão’ que circulam em condomínios facilitam o acesso dos moradores a pontos da cidade e também de pessoas que trabalham nestes empreendimentos. A iniciativa pode ser vista em condomínios como Parque das Rosas e Novo Leblon, ambos na Barra.
Ao mesmo tempo, outros tipos de transportes estão sendo oferecidos atualmente na região. Um deles é a balsa. Além de ter a opção de dispensar carro ou ônibus, é possível aproveitar o passeio pela Lagoa de Marapendi.

A Ecobalsas, por exemplo, aproxima os condomínios da praia e de pontos de lazer e de serviços, como clubes, shoppings e centros empresariais e comerciais. Moradores do Front Park com 435 unidades, em Campo Grande, terão van exclusiva no condomínio para os principais pontos do bairro.

A produtora cultural Taisa Vidal, de 21 anos, mora no Barra Deck e usa a Ecobalsas nos fins de semana. “É o meu transporte preferido para ir à praia. É mais rápido, a vista é linda e eu não perco tempo procurando vaga para estacionar”, ressalta Taisa.

No Recreio dos Bandeirantes, quem for morar no Maui Unique Life Residences, dent r o do novo bairro Pontal Oceânico, também contará com o serviço da Ecobalsas. “A ideia de integrar ônibus de condomínios e balsas em uma região cercada por lagoas traz grandes benefícios para essas pessoas. Os futuros moradores poderão fazer a travessia até a praia sem transtornos, em pouco tempo, além de desfrutar de um clube de apoio à praia exclusivo, o Espaço Ecolounge”, explica João Paulo Matos, diretor-presidente da Calçada.

Em Campo Grande, a construtora Vitale investe na van exclusiva para facilitar o deslocamento dos futuros moradores do Front Park Residence. O empreendimento terá 435 unidades e mais de 30 opções de lazer.
Fonte: Jornal O Dia – 31/08/2014