O conceito de condomínio-bairro, idealizado pela Carvalho Hosken com o Rio 2 e a Península, na Barra, ganha mais fôlego com a chegada de novos projetos nas zonas Oeste e Norte. “No geral, a zona oeste permite o desenvolvimento deste tipo de projeto devido ao tamanho dos terrenos. Esses minibairros são construídos de forma planejada”, explica Mário Amorim, diretor-geral da Brasil Brokers no Rio.

Prestes a ser lançado, o Reserva Américas, novo bairro planejado do Recreio, tem mais de 710 mil metros quadrados na primeira fase.

“Além dos condomínios, teremos área de convivência, que será administrada pela associação de moradores, e terminal com três linhas de ônibus”, adianta Eric Labes, diretor da construtora Labes Melo e responsável pelo megaprojeto.

Eric diz ainda que vai lançar no segundo semestre, dentro do complexo, o Wave Reserva, com 450 unidades. Entre os diferenciais está o complexo aquático com uma piscina olímpica. Para Rubem Vasconcelos, presidente da Patrimóvel, estar em um dos complexos valoriza o empreendimento. Ele cita o Pontal Oceânico e o Reserva Américas, no Recreio.

“Estar em um bairro planejado traz valor agregado de infraestrutura mais moderna, segurança, praças, jardins, lazer e energia elétrica subterrânea, entre outros atributos que um prédio comum não tem”, ressalta Vasconcelos.

O Pontal Oceânico, no Recreio, reúne construtoras como Calçada, Calper, Even, Gafisa e RJZ Cyrela, que vão investir mais de R$50 milhões. Estão previstas obras de abertura de via de mão-dupla; pavimentação de calçadas; iluminação pública; e redes de água e esgoto.

Projeto também na Zona Norte

A Living e a PDG levaram o conceito de condomínio-bairro para a Zona Norte com o Rio Parque, que oferece três residenciais com áreas de lazer independentes. Os prédios são integrados a um centro de conveniência comercial e de serviços, o Rio Mall, e a um parque verde de uso exclusivo dos moradores do local.

Segundo o gerente de incorporação da Living, Thiago Athayde, o consumidor da Zona Norte não abre mão das facilidades da região. “Poder resolver tudo perto de sua casa é essencial . Além da facilidade de acesso, transportes e da proximidade com shopping Nova América, o Rio Parque associa a moradia à segurança, comércio, serviços e lazer”, conta Athayde.

 

Fonte: O Dia, Cristiane Campos 11/05/2014