A cidade do Rio foi eleita a mais inteligente e conectada das cidades brasileiras na premiação do Ranking Connected Smart Cities. A classificação foi elaborada a partir do estudo de 70 indicadores públicos, que apontam as cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento. O secretário de Coordenação de Governo da prefeitura do Rio Pedro Paulo representou a prefeitura na premiação, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, em São Paulo.

Para chegar ao resultado, a consultoria Urban Systems, que concede o prêmio, realizou pesquisa que mapeou cerca de 700 cidades, através do levantamento de indicadores públicos. Além do ranking geral, que traz 50 cidades, esses parâmetros foram utilizados na escolha das melhores cidades nos quesitos mobilidade, urbanismo, economia, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, saúde, segurança, educação, governança e empreendedorismo.

O Rio também ficou em primeiro em Economia e em Tecnologia e Inovação – entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. Os indicadores mensurados foram o PIB per capita, renda média dos trabalhadores, crescimento de empregos, entre outros; Já para o qusito tecnologia, foram considerados projetos transversais que conectam e melhoram a eficiência dos serviços oferecidos pela administração municipal.

O prêmio em tecnologia e inovação encontra embasamento em projetos como o do Centro de Operações Rio (COR), que integrou 30 órgãos no monitoramento, antecipação e atendimento a ocorrências na cidade, a criação da Central de Atendimento ao Cidadão 1746, que reúne 45 órgãos na prestação de serviços e informações; nos dados abertos oferecidos pelo Data.Rio e pelo acesso online a serviços oferecido pelo Carioca Digital, entre outros.

 

Fonte: O Globo Online – 03/08/2015