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Cédula de Identidade Profissional: Importantes esclarecimentos

Diante de dúvidas encaminhadas por profissionais, o Creci-RJ vem destacar que desde 2017 o documento oficial do corretor de imóveis é a Cédula de Identidade Profissional, emitida por este Conselho anualmente.

Desta forma, o antigo Cartão Anual de Regularidade Profissional (Carp) não é mais produzido, sendo substituído pela Cédula de Identidade, documento confeccionado em um cartão rígido de PVC, constando as principais informações do profissional e a validade do documento.

Vale ressaltar que a expedição da Cédula só poderá ser realizada para os profissionais que estiverem quites perante o Conselho e que apresentem ou já tenham apresentado o diploma de conclusão do curso

Cumprindo esses requisitos, o corretor de imóveis pode comparecer à sede do Creci-RJ (Avenida Presidente Vargas 417, 19º andar – Centro/RJ) para solicitar o seu documento, que é emitido no mesmo momento. Outra possibilidade, em caso de localidades mais distantes, é requerer a Cédula em uma Delegacia Regional do Conselho (a listagem e os endereços completos estão disponíveis no portal www.creci-rj.gov.br, link Delegacias Regionais). Nesse caso, a secretaria do Creci-RJ encaminhará a Cédula até a Delegacia Regional, podendo levar alguns dias para o recebimento.

Trata-se de um documento que transmite credibilidade ao cliente, pois indicará que de fato é um corretor de imóveis que está atuando na negociação.
Outro ponto importante para esclarecer é que a Carteira Profissional (vermelha) também deixou de ser expedida no ano passado. Os documentos já emitidos podem permanecer na posse dos profissionais, porém devem ser carimbados com a expressão “Documento Histórico sem validade legal”.

Caso haja alguma dúvida ou questionamento a ser realizado, o Serviço de Informação do Creci-RJ está à disposição, através dos contatos abaixo:

Serviço de Informação ao Corretor (SIC):
(21) 3514-1821 | 1853 | 1863
servicodeinformacao@creci-rj.gov.br