Em tempos de tarifas mais altas de energia elétrica, um exemplo que vem da Noruega pode aliviar o seu bolso. Uma casa ecologicamente correta produz mais de três vezes a eletricidade que consome.

Para criar esta casa sustentável, o escritório norueguês usou as soluções mais avançadas de design, engenharia e tecnologia.  O telhado é todo coberto por painéis solares que podem ser direcionados para captar o máximo de energia solar ao longo de todo o ano.

Além disso, a casa conta com um sistema de energia geotérmica, que é aquela gerada através do calor vindo do interior da terra. Combinadas, as duas fontes garantem eletricidade para suprir as necessidades de energia da casa em que a família mora. De acordo com o escritório de arquitetura, ainda dá para aquecer a piscina e abastecer um carro elétrico durante todo o ano.

Sem contar o sistema de ventilação natural, que foi construído para ampliar os benefícios da luz natural em todos os cômodos da casa, o que reduz ainda mais o consumo de energia. E é claro que isso se reflete também na conta, que fica mais barata.

 

Fonte: G1 – 13/01/2015