largo do boticario

Acertar seis dezenas na Mega-Sena costuma ser suficiente para mudar a vida de qualquer apostador, mas dificilmente torna acessível o desejo de comprar um cartão-postal da cidade. Se não é possível comprar ou mesmo estimar os preços do Pão de Açúcar, do Corcovado ou da Praia de Copacabana, os cariocas mais sortudos e os mais bem-sucedidos financeiramente têm a oportunidade de adquirir por completo o Largo do Boticário, no Cosme Velho. O conjunto residencial em estilo neocolonial, erguido nas décadas de 1920 e 1930, inclui cinco imóveis, com sete residências e uma edícula, atualmente utilizada como garagem, e está à venda por R$ 30 milhões.

As residências são tombadas desde 1990 pelo Inepac, e o largo foi utilizado como uma das locações do filme “007 contra o foguete da morte”, o mesmo que é famoso pelas cenas no bondinho do Pão de Açúcar. Segundo a Sérgio Castro Imóveis, imobiliária que fechou contrato de exclusividade com os proprietários para a venda dos imóveis, todos eles têm destinação exclusivamente residencial. No entanto, a prefeitura estaria disposta a alterar a destinação para revitalizar a área.

De acordo com a imobiliária, o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) quer revitalizar a área, que tem grande potencial turístico. Por isso, informa, a prefeitura teria acenado com a possibilidade de tirar o ponto de ônibus que fica próximo à entrada do largo e transformá- lo em estacionamento. A ideia da Sérgio Castro é criar ali um polo hoteleiro e gastronômico.

Quatro dos cinco imóveis pertencem a Sybill Bittencourt, herdeira dos fundadores do “Correio da Manhã”, e não recebem obras há oito anos, quando foram ocupados por semteto. No outro imóvel, em melhor estado, funcionava uma pousada há cerca de um ano.

Fonte: Jornal O Globo – 07/04/2016