A Brookfield Incorporações retomou no Rio de Janeiro uma bem sucedida parceria com a arte urbana. É o Urban Gallery, projeto que tem como proposta realizar arte por meio de intervenções artísticas em espaços públicos. A iniciativa ocorreu na Barra da Tijuca, na Zona Oeste carioca, em tapumes de obra de um empreendimento da empresa, o Brookfield Place.

Com referências do grafitti, o artista carioca Marcelo Eco utilizou um mosaico colorido com tons predominantes de azul, amarelo, vermelho e laranja para cobrir de arte três tapumes, transformando um ambiente árido em um local de beleza. Cada um com 100 metros lineares. Um deles fica bem frente à Avenida Embaixador Abelardo Bueno – no Centro Metropolitano -, uma das mais movimentadas vias da região, bem no conceito do projeto de “arte ao alcance de todos”.

No tapume, Eco utilizou elementos inspirados nos conceitos que a Brookfield têm desenvolvido na região. A companhia está trazendo para o local empreendimentos que agregam família, bem-estar, lazer e trabalho, ou seja, um novo bairro completo.

A arte de Marcelo Eco também contou com figuras abstratas intercaladas com outras representações enormes e horizontais de pessoas relacionadas a atividades do dia-a-dia. “Me inpirei no conceito de arte acoplada à informação. Quem passar pelos tapumes verá uma intervenção artística, mas também poderá observar o que a empresa está desenvolvendo no Centro Metropolitano, que hoje não é só um lugar de negócios, mas também um local destinado para as famílias”, analisa Marcelo Eco.

“Queremos contribuir para tornar a arte mais democrática, de acesso fácil e gratuito para toda a população, além de valorizar o espaço público e dar oportunidades para grandes artistas mostrarem sua maneira de ver o mundo”, afirma Alexandre Frickmann, superintendente de Marketing da Brookfield Incorporações.

Quem quiser conferir o grafitti, o endereço do Brookfield Place é Avenida Embaixador Abelardo Bueno, nº 600.

Fonte: Portal VGV