O aconchego de um lar pode ser medido de diversas maneiras. Elementos que vão desde segurança até área de lazer, ou então em privacidade ou senso de comunidade, a pergunta feita no momento de comprar um imóvel é: casa ou apartamento?  “Não existe perfil do tipo de família definido para cada procura, o que parece existir é o momento na vida das pessoas em que determinado tipo de imóvel se torna mais interessante”, diz Ronaldo Almeida, diretor operacional da imobiliária Júlio Bogoricin em Niterói.

O diretor garante que, em Niterói, pelo menos 90% da procura por imóveis são de apartamentos na região de Icaraí. “A casa oferece um espaço maior, e a ausência de vizinhos tão próximos faz com que quem procure por uma sensação maior de privacidade se sinta melhor em uma casa”, disse.

Para o radialista Paulo Roberto Palácio, morar em casa só tem benefícios. Ele garante que não teve boas experiências quando precisou viver em um apartamento. “Tive experiência de morar em apartamento quando tive 18 anos e a falta de liberdade foi muito ruim. Eu gosto muito de liberdade. O fato de ter um quintal, poder criar um animal doméstico, até mesmo pelas necessidades fisiológicas do bicho é melhor. Aqui em casa eu também consigo ter a minha privacidade, algo que é muito difícil quando se mora em prédio”, argumentou Paulo.

Outros pontos defendidos por ele é a possibilidade de se livrar de condomínio. “Pagar condomínio é praticamente ter uma dívida que não se acaba. Você acaba desfrutando de algo que não é seu”, opinou Paulo, que mora com os filhos e a esposa. “Outros pontos que podem contar a favor da casa é o fato de que nesse tipo de moradia há um maior espaço para criar plantas ou ter algum animal de estimação. Além disso, em uma casa também não é preciso pagar o condomínio, gasto que muitas vezes pesa no bolso da família”, comenta o executivo. Para quem se preocupa com a segurança e, mesmo assim, pretende morar em uma casa, uma alternativa é comprar um imóvel em um condomínio horizontal fechado. “Condomínios fechados trazem a segurança dos apartamentos, com o espaço e a privacidade de morar em uma casa”, considera Brito.

Quem compra uma casa precisa lembrar que, apesar de não arcar com os custos de condomínio, irá gastar quase a mesma quantia em manutenção. O especialista diz que em uma casa, além da segurança, outros gastos embutidos no condomínio passam a ser seus, como a conta de água e da manutenção da fachada do imóvel.

Apartamentos

O pastor André Borges e a esposa, a advogada Viviane Borges, moram em um apartamento localizado na Rua General Pereira da Silva, em Icaraí. Ambos passaram pela experiência de morarem em uma casa, porém, após os nascimentos dos filhos João Miguel e Daniel, eles optaram pelo prédio. “Eu cresci morando em casa e confesso que sinto falta, mas nós temos dois filhos pequenos e sabemos da importância em ter segurança para eles. Além disso, nós temos no apartamento uma sensação de aconchego, além da demanda de serviços domésticos, que é bem menor”, contou André.

Para Viviane, a localização de um imóvel também deve ser levada em consideração na hora da compra ou aluguel. Segundo ela, isso foi determinante para a família Borges.

“Nós pensamos muito sobre a estratégia de localização da nossa casa. Para ir trabalhar, nós saímos daqui de Niterói e rapidamente estamos no Centro. Em Icaraí é mais difícil conseguirmos casas, mas temos excelentes opções de apartamentos”, avaliou.

Para o pequeno João Miguel, de 9 anos, o importante é poder brincar com os amigos. “Eu vou sempre para a casa dos meus amigos brincar, porque lá tem espaço. Mas eu gosto de morar aqui”, defendeu o pequeno. Ronaldo Almeida comenta que a procura por casas na Região Oceânica são bem maiores do que em Icaraí. Isso porque o número de casas em bairros como Piratininga, Itacoatiara e Camboinhas, por exemplo, são bem maiores.

Antes de comprar o imóvel é preciso analisar a rotina do local para ver se ela combina com o estilo de vida do morador. “As vantagens dos apartamentos são segurança maior, através de portarias e controles de acesso. Custos rateados, e partes comuns. Além disso existe uma diminuição dos trabalhos domésticos e consequentemente menor custo e necessidade de empregados diretos”, opinou.

O especialista disse ainda que áreas de lazer são bastante atraentes, principalmente nos prédios mais modernos. “A localização é mais centralizada e portanto mais próxima a comércio, transporte, colégios e entretenimento de forma geral, o que torna praticamente desnecessário o uso de veículos no dia a dia”, disse.

Em compensação, para quem mora sozinho ou para famílias que passam muito tempo viajando, apartamentos podem ser – ou pelo menos passar uma impressão de ser – uma moradia mais segura. Na hora de comprar ou alugar, existem também outros fatores que devem influenciar na escolha do tipo de imóvel, como o preço, o conforto, a localização e a segurança.

 

Fonte: O Fluminense – 01/02/2016