A Lei do Inquilinato, em seu artigo 37, expressa a exigência da escolha de uma garantia locatícia para a cobertura das obrigações descumpridas. O seguro fiança é a modalidade que mais cresce no mercado imobiliário por apresentar inúmeras vantagens em relação às mais tradicionais.

De acordo com Luiz Henrique, superintendente de Riscos Financeiros e Capitalização da Porto Seguro, o fator diferencial do seguro fiança é a facilidade que este oferece ao cliente no dia a dia e na realização do negócio imobiliário:

– Para o locador, esse tipo de seguro é uma garantia sólida no caso de o inquilino não honrar com o pagamento do aluguel, mesmo no caso da necessidade de ajuizamento de ação de despejo, pois o respaldo é de uma seguradora e não de uma pessoa física. Além disso, ele pode contar com a análise de crédito feita pela Porto Seguro, o que proporciona mais segurança e cobertura das despesas judiciais em uma possível ação de despejo.

Vale ressaltar que, além do pagamento do aluguel, outros serviços podem ser oferecidos através dessa categoria pela Porto Seguro.

– Com o intuito de sempre desenvolver soluções com vantagens ao inquilino e ao proprietário do imóvel, o Porto Seguro Aluguel dispõe de benefícios que visam facilitar o dia a dia, oferecendo soluções que contribuem para manter as condições de uso do imóvel alugado e outras vantagens, como: descontos culturais e uma variedade de serviços residenciais, assistência à bike, mudança de mobiliário, reparos em portões automáticos, dedetização etc. Além disso, o produto oferece garantias adicionais para despesas ordinárias de condomínio, IPTU, água, luz, gás encanado, danos ao imóvel, multa contratual por entrega antecipada do imóvel e pintura interna e externa. Para o inquilino, a maior vantagem é a liberdade de escolher onde morar sem depender de outra pessoa. Essa flexibilidade permite que o locatário ainda tenha os benefícios agregados do seguro, que é de obter consertos emergenciais e instalações 24 horas, sem custo adicional, por exemplo – finaliza Luiz Henrique.

A expectativa é de um crescimento ainda maior do seguro fiança, se tornando a médio prazo a modalidade mais utilizada no mercado.