A energia e as atividades ao ar livre têm tudo a ver com os dias ensolarados de verão. Entretanto, muitos preferem curtir a estação em casa, ao invés de se aventurarem em praias lotadas ou enfrentarem outros problemas. E cada vez mais profissionais buscam tornar as áreas externas das residências agradáveis ambientes de lazer, não apenas para a família, mas para receber os amigos.

– Num projeto em São Francisco, criei um clima bem intimista e acolhedor, inspirada nos proprietários, que têm por hábito receber convidados. Optei por usar objetos que trouxessem um pouco da história deles, como as lanternas que levam charme às noites de reunião, e são herança da anfitriã. Além disso, para garantir mais cor ao espaço, pontuei as mesas com flores e usei peças de madeira de demolição para complementar e esquentar o ambiente – descreve a designer de interiores Gloria Copello.

Em outro projeto, do arquiteto Ricardo Raposo, para uma casa em Pendotiba, o desafio foi a dimensão do espaço externo da residência.

– A grande dificuldade foi criar uma área de lazer em um espaço pequeno, com forma irregular. Para solucionar, optei pela integração de todo o ambiente. Outro diferencial é a piscina, onde, também devido às reduzidas dimensões, projetei uma raia, que, além de ser uma tendência no mercado, serviu como solução para o problema e ainda satisfez o cliente, que pratica natação – explica Raposo. Também buscando alternativas para unir o lazer, o bem- estar e a segurança num mesmo espaço, o engenheiro Nelson Helmond explorou a área externa de uma casa no bairro de São Francisco. Por lá, ele priorizou destacar o ponto forte do espaço: a vegetação abundante.

– Pensando nos moradores, que são muito ligados à natureza, criei a área de lazer valorizando e destacando o verde – explica Helmond.

Para tornar isso possível, o profissional encontrou na otimização dos espaços disponíveis a melhor solução.

– Integrei os diversos ambientes dessa residência, como a piscina, que foi elevada para ficar próxima ao deque superior. Além disso, a sauna e a churrasqueira ganharam destaque pela proximidade com o jardim, proporcionando e favorecendo um ambiente ameno em termos paisagísticos e arquitetônicos – detalha Helmond.

Assim como no projeto do engenheiro, as residências vêm ganhando opções de relaxamento que vão além das piscinas.

Numa casa em Pendotiba projetada pelo arquiteto Ricardo Raposo, por exemplo, os moradores aproveitam a área de lazer, praticamente, como uma ampla residência ao ar livre.

– Incluímos T V, cozinha open gourmet, e eles ainda têm a opção de se deliciarem com iguarias preparadas no forno à lenha – destaca o profissional.

Na área assinada por Gloria Copello, viabilizar maneiras de descanso para a família também foi uma prioridade.

– A churrasqueira e a sauna úmida completam o espaço externo, que tem como principal objetivo proporcionar um clima aconchegante para a família e os amigos curtirem diversos momentos, como a reunião em volta do narguilé, trazido de uma viagem, e que é muito usado, selando os momentos de união entre os anfitriões e os convidados – afirma a designer de interiores.

 

Fonte: O Globo – 24/01/2015