area-lazer-residencial-5

No passado, a área de lazer era sinônimo de piscina, principalmente em nossa região, onde faz muito calor. Mas hoje essa visão mudou e a nova percepção é de que, por razões diversas, cada vez mais as pessoas buscam lazer e entretenimento no próprio condomínio, como explica Marcela Couto, diretora administrativo-financeira da Elvas Empreendimentos.

“Nesse momento, com temperaturas frias e atípicas, é importante contar com opções que não sejam as áreas molhadas. Por isso, atualmente nossos projetos contam com uma área de lazer ampla e diversificada, para atender às preferências de todo perfil de cliente, desde aqueles que curtem atividades físicas até os que gostam de relaxar”, afirma Marcela.

O importante é que as opções de lazer sem sair de casa atendam a toda família e com variedades, como explica Couto. “Para as crianças menores, é interessante criar um espaço coberto que funcione como um playground fechado, com decoração e brinquedos diversos. Já para os maiores, costumamos projetar um espaço para o salão de jogos, com sinuca, totó, jogos eletrônico e videogame. Entre os adultos, o espaço gourmet ganha cada vez mais destaque na área de lazer dos novos edifícios, com projeto e equipamentos sofisticados para a arte de cozinhar, e ambiente aconchegante para receber os amigos”, ressalva a diretora da Elvas Empreendimentos.

As áreas de lazer variam de acordo com o perfil do empreendimento, mas, independente do segmento, elas são hoje um espaço altamente valorizado nos lançamentos, como afirma Roberto Marinho, diretor da Brasil Brokers Niterói. A prioridade pelo espaço é tanta que, segundo ele, o espaço se tornou um importante diferencial e por isso oferecerem cada vez mais opções, independente da época do ano.

“Cada vez mais é possível encontrar, além dos espaços molhados, áreas fechadas e cobertas, que proporcionam lazer nas épocas mais frias do ano, tais como: lounges, espaços multiuso, cinemas, espaços gourmets e salas de jogos. Sem falar no espaço fitness, que faz sucesso durante todo ano e já é uma das principais demandas dos compradores”, ressalta Marinho.

Locais para aproveitar nos condomínios durante as estações frias não são uma questão de improviso. As alternativas de lazer para as temperaturas mais baixas, na verdade, são objetivos cada vez mais previstos nos projetos dos arquitetos, segundo o diretor da Brasil Brokers.

“As saunas ganham destaque nessa época e a novidade fica por conta dos salões de beleza, ateliês – para dar vazão à criatividade – e até espaços para assistir jogos esportivos com os amigos e vizinhos. Na verdade, são muitos os itens que divertem durante o inverno”, afirma Marinho.

A chegada do inverno aumenta a vontade de se recolher em ambientes aconchegantes para assistir a um filme, ler um bom livro ou, para os mais habilidosos, até se aventurar na culinária. Por isso, segundo Naum Ryfer, diretor da Pinto de Almeida, os condomínios modernos se esforçam para oferecer estruturas que permitam ao morador essas atividades típicas das estações frias.

“Os espaços mais disputados nos meses de frio são aqueles fechados e com regulagem de temperatura, como o salão de jogos, a brinquedoteca, a sauna e o espaço para assistir a filmes ou jogos de futebol”, destaca Naum Ryfer, diretor da empresa.

Ambientes que possuem climatização também fazem a diferença, segundo Ryfer. “As novidades ficam por conta do Wine Bar, um espaço projetado para um clima agradável onde as famílias possam aproveitar um bom vinho com elegância e sofisticação e do espaço Torcedor integrado ao espaço Pizza e Churrasqueira, desenvolvido em estilo “Maracanã”, com cadeiras de arquibancada e um telão de alta definição, proporcionando aos torcedores um programa completo: assistir a seus times favoritos degustando uma pizza ou um delicioso churrasco com os amigos, dentro do próprio condomínio”, destaca Ryfer.

Fonte: Jornal O Fluminense – 04/07/2016