Os imóveis de um quarto estão voltando à cena no Rio de Janeiro. O modelo atrai recém-casados, jovens, idosos e também investidores de olho no retorno com a locação do espaço. Neste último caso, segundo Edison Parente, vice-presidente comercial da Renascença Administradora, o retorno com o aluguel varia de 0,5% a 0,6% ao mês.

“Um apartamento de um quarto com 50 metros quadrados na Barra da Tijuca, por exemplo, tem valor de metro quadrado em torno de R$ 10 mil. O proprietário alugando este imóvel pode obter de 0,5% a 0,6% de retorno ao mês. Já o metro quadrado de um dois quartos no mesmo bairro pode chegar a 20% a menos que o de um quarto, podendo ter retorno de 0,4% ao mês”, explica Parente.

Eventos esportivos

Alexandre Reznik, diretor da Mega 18 Construtora, reforça que a tendência também é puxada pelo crescimento de acomodações no Rio para os grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “Com isso, os empresários voltam a investir na tipologia, que apresenta liquidez tanto para revenda quanto para locação”, destaca Reznik. Ele adianta que a construtora prevê lançar no primeiro semestre de 2014 um residencial com unidades de quarto e sala em Copacabana.

Recém-lançado na Zona Norte, o Dom Condominium Club, da PDG, teve todas as 434 unidades vendidas em 24 horas após o lançamento, das quais 224 são de um quarto. Em Jacarepaguá, o Genesis, da Leduca, também oferece o conceito. Atualmente, há apenas oito unidades das 140 de um quarto disponíveis para venda, com preços a partir de R$ 330 mil.

Opções no Rio de Janeiro e em Duque de Caxias

A João Fortes Engenharia investe no modelo em dois lançamentos no Recreio dos Bandeirantes. O West Vintage, inspirado no estilo de vida dos moradores de São Francisco, Califórnia (EUA), será um residencial com serviços pay-per-use (pague somente se usar) e entre as 204 unidades haverá também apartamentos de um quarto.

No Mares de Goa Residence, dos 234 imóveis, 118 serão de um quarto, com tamanhos a partir de 54 metros quadrados. Além disso, os apartamentos serão entregues com enxoval completo, de toalhas de banho à geladeira e televisão. O condomínio servirá como vila de mídia para os jogos olímpicos de 2016. “Haverá fogão, geladeira, televisão, sofá, mesa de jantar, além de itens como tapetes, ferro de passar roupa, cabides, entre outros”, afirma Luiz Henrique Rimes, diretor de Negócios da João Fortes Engenharia.

Na Estrada dos Bandeirantes, na Zona Oeste, o conceito pode ser encontrado no Midas e no Grand Midas, ambos da Calçada e já 100% vendidos, e no Studio 6677, da MDL. Destinado a investidores, o Studio terá 90 unidades de um quarto com suíte.

Fonte: Jornal O Dia – 25/11/2013