O medo das chuvas assombra os moradores do bairro Wona, em Belford Roxo. Segundo eles, basta uma pancada mais forte para as ruas ficarem completamente alagadas. Mas uma série de obras pela região promete amenizar o problema. O prefeito Dennis Dauttman esteve no local ontem e anunciou um pacote de intervenções de mais de R$ 70 milhões, que irá mudar a cara de diversos bairros do município.

Além da promessa de cuidar das enchentes no Wona, a reforma da principal praça do bairro deve amenizar a sensação de insegurança do lugar. Com inauguração prevista para janeiro do ano que vem, o novo espaço terá academia para a terceira idade, brinquedos e novas quadras para esporte.

– O comércio caiu demais com o abandono da praça. O bairro costuma ficar deserto de noite. Muita gente tem medo. Estamos esperando por essa reforma para dar vida novamente ao nosso bairro – torce José da Silva Luiz, de 58 anos.

As intervenções serão feitas com verbas do governo federal e preveem, além de reformas de praças públicas, a construção de uma vila olímpica e de postos de saúde, a modernização do Terminal Rodoviário do Lote Quinze e asfaltamento com saneamento básico para Shangri-lá e São Leopoldo. A previsão é de que as obras estejam prontas até o fim do primeiro semestre de 2016.

– Com exceção das obras de saneamento, que devem durar um ano, as outras devem ser inauguradas em seis meses – promete Dennis.

Dauttman afirmou ainda que pretende reabrir a usina de asfalto da cidade. Segundo ele, este é hoje o principal problema de Belford Roxo.

– Vamos fazer licitação para reabrir a usina. Não adianta querer reabrir hoje essa usina sem ter técnicos capacitados para poder geri-la – afirma o prefeito.

Na área da saúde, estão previstas novas unidades nos bairros de Shangri-Lá, Jardim do Ipê, Estoril Carioca, Lote Quinze e Vila Joana. Eles terão capacidade para atender de 4 mil a 12 mil pessoas.

 

Fonte: Extra – 23/06/2015