Alerj aprova empréstimo de R$ 990 milhões para Linha 4 do metrô

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou o texto base do projeto que prevê um empréstimo de R$ 990 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o estado concluir a obra da Linha 4 do metrô (Barra- Ipanema). O projeto recebeu emendas. A principal delas determina que o Executivo envie à Alerj detalhes de todas as despesas relativas à obra. O governo federal já havia sinalizado que autorizaria o empréstimo. No entanto, era necessária a aprovação dos deputados, que estavam reticentes diante da crise financeira e da possibilidade de endividamento maior do estado.

O projeto prevê que o governo dará como garantia uma par te da arrecadação estadual de impostos, o que já havia motivado críticas dos deputados.

Agora a lei deverá ser sancionada pelo governador em exercício, Francisco Dornelles, e publicada no Diário Oficial. O deputado Carlos Roberto Osorio (PSDB) foi o único da oposição que votou a favor do projeto.

– A continuidade das obras é fundamental para o Rio. Agora vamos cobrar do governo federal a rápida liberação deste empréstimo – disse, reforçando que a verba precisa chegar até maio para dar tempo de cumprir o prazo das obras.

O presidente da Alerj, Jorge Picciani, ressaltou que a verba é para uso exclusivo nas obras da Linha 4 do metrô.

Com dinheiro em caixa, o governo do estado agora corre para terminar a obra a tempo dos Jogos Olímpicos. De acordo com o consórcio da Linha 4, faltam 46 metros para que os trabalhos de escavação, na região do maciço do Leblon, sejam concluídos. Não há uma data para o encerramento das escavações, mas o consórcio afirma que, até o fim do mês, o tatuzão chegará até a Rua Igarapava, onde haverá a conexão com o túnel da Barra da Tijuca.

FASE DE ACABAMENTO

Apesar de estarem na reta final das obras, algumas estações estão mais adiantadas do que outras. Na Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, os trabalhos estão em fase de acabamento. Por lá, as roletas já foram instaladas, a iluminação está pronta, e a plataforma de embarque está recebendo os últimos ajustes. Um cenário diferente da estação Antero de Quental, no Leblon, que ainda não recebeu, por exemplo, os acabamentos na parede e os corrimãos nas escadas. Os pisos já foram colocados, mas estão protegidos por camadas de madeira para evitar que sejam danificados antes da inauguração.

O processo de colocação dos trilhos, no entanto, está adiantado. Cerca de 22 quilômetros entre a Barra da Tijuca e Ipanema já estão instalados, nos dois sentidos, restando apenas um quilômetro para ser colocado.

SEM DATA PARA INICIAR TESTE

Depois de ajustar o cronograma de testes em fevereiro, o então secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, afirmou que, a partir de março, haveria simulações operacionais com os trens, sem passageiros, entre as estações General Osório e Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Questionada ontem sobre o calendário, a secretaria estadual de Transportes informou que ainda não há data para o início desses testes.

Fonte: Jornal O Globo – 07/04/2016