A importância da otimização em seu site imobiliário

Seja sincero na resposta. Quando você está atrás de alguma tendência ou de algum produto, qual é o primeiro lugar que você tenta pesquisar? A resposta foi “Google”, não foi? Você não está sozinho nessa, o motor de busca recebe, em média, segundo o blog Cyber Dicas, cerca 100 bilhões de pesquisas mensais no mundo inteiro. Não é à toa que falar “pesquisa no Google” já tenha virado praticamente uma expressão popular.

Diante desse contexto, você já reparou que o Google e outros buscadores sempre oferecem uma lista de resultados, sejam eles pagos ou orgânicos. Essa lista não é aleatória, ela obedece uma série de práticas que fazem um site aparecer na primeira página de resultados (que todo mundo vê) ou na oitava página (que quase ninguém vê).

Aqui, entra a importância da otimização em seu site imobiliário.

E só há dois caminhos para que o seu site imobiliário apareça nos primeiros resultados de uma busca. O primeiro, com resultado mais imediato e com investimento mais alto, é o Google AdWords. O famoso anúncio pago do Google.

A segunda alternativa no entanto, leva mais tempo para trazer os resultados esperados. Trata-se de realizar boas práticas de SEO (Search Engine Optimization – ou, em bom português – Otimização de Sites). A intenção do Google é sempre oferecer ao usuário os sites que proporcionam os melhores conteúdos. Leia as dicas abaixo e saiba como fazer um bom trabalho de SEO no seu site imobiliário:

Palavras-chave

Quando algum usuário pesquisa sobre mercado imobiliário pela internet, certamente ele vai usar, na busca, palavras como “imóvel”, “dormitório”, “financiamento” e por aí vai. Isso significa que você precisa encaixar esses termos no título e nos primeiros parágrafos dos textos.

Mas vá com calma. Não adianta usar a mesma palavra-chave 20 vezes no mesmo texto. O Google já reconhece quem faz isso e considera uma má prática, ou seja, o seu site não vai se posicionar bem dessa forma. Resumindo, o feitiço vai virar contra o feiticeiro. Em alguns casos, prefira usar sinônimos.

Layout responsivo

Você nem precisa saber o número exato de pessoas que acessam a internet por smartphones e tablets. Basta andar pelas ruas e ver todo mundo mexendo em seus celulares. Aqui, a dica é rápida: o seu site precisa ter uma versão mobile para ontem. Isso conta muito para o Google.

Links internos

Sabe quando você está lendo um post em um blog e ele sugere uma publicação relacionada? Então, isso é o link interno. Essa prática faz com o seu usuário fique mais tempo no seu site.

Imagens também contam

Não duvide da força das imagens para SEO. O Google leva muito a sério isso. Por isso, procure ilustrar todas as suas publicações com uma imagem de qualidade e compatível ao texto. Além disso, dê nome ao arquivo, use um título e descreve a alt da imagem (texto que é exibido quando o usuário passa o mouse sobre a foto). Se bem otimizadas, as imagens ajudam muito a posicionar o seu site no topo das buscas, principalmente do Google Imagens.

Analise os dados

Você deve estar se perguntando como o Google sabe que o seu site tem conteúdo de qualidade para oferecer aos usuários. É simples. Se a taxa de rejeição for baixa e o tempo médio de navegação do usuário for alto já significa que as suas páginas prendem a atenção do usuário e resolvem o problema dele. Outro indicador é o número de sites que divulgam os links da sua página na web. Por isso, não deixe de divulgar suas atualizações nas redes sociais!

É fundamental que você sempre esteja atento aos dados fornecidos pelo Google Analytics. Lá, você consegue visualizar, por exemplo, quais são as suas páginas mais visitadas e da onde vem o seu tráfego. Com essas informações, você sabe definir um padrão das suas publicações.

Mas para que todas essas dicas funcione bem, convidamos você a estudar as possibilidades de utilizar um sistema imobiliário como o ville Imob, que irá te proporcionar todos esses recursos e ferramentas citadas a cima, para facilitar e te ajudar a melhorar o posicionamento nos campos de busca.

Vale destacar que o trabalho de SEO nunca termina. Se você chegar às primeiras colocações das buscas do Google, não é hora de abandonar seu trabalho. Da mesma forma que você conquistou esse posicionamento, você pode perdê-lo.

 

Fonte: VilleImob – 15/02/2016