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O momento não está fácil para o mercado imobiliário e para o corretor de imóveis, mas será que não existe saída para a crise? Há sim! Em momentos como esse, o profissional que sabe ter atitudes inovadoras e ir além do trivial é aquele que consegue avançar nas negociações e não sentir tanto os efeitos da instabilidade da economia.

Mas é comum que você não saiba por onde começar a agir diferente em meio a tantas responsabilidades diárias. Para ajudá-lo, separamos sete dicas inovadoras para corretores de imóveis estarem sempre um passo adiante dos demais.

1 – Fique atento a casamentos e divórcios

Diversas pesquisas mostram que o mercado imobiliário no Brasil tem sido movimentado pelo aumento tanto do número de casamentos quanto do número de divórcios, dois dos principais motivos pelos os quais as pessoas procuram uma casa nova.

É importante que o corretor de imóveis saiba tirar proveito disso, criando uma rede de contato com cerimonialistas e advogados especializados em uniões e no fim delas. Estes dois profissionais estão em frequente contato com estes seus possíveis clientes e certamente estarão abertos para uma parceria.

2 – Invista em um coach de carreira

O coach de carreira é um profissional que ajuda na reconstrução do seu pensamento e da sua metodologia de trabalho, para que você consiga despertar todo o seu potencial e atingir metas ousadas, mas que, com a sua capacidade, podem ser alcançadas.

Se você sente que tem um potencial grande, mas que não consegue alcançá-lo ainda, busque um coach. Também fique ligado na série “Coaching Para Vender Mais” aqui do VivaCorretor. Nela você vai encontrar dicas e atividades simples, mas que te ajudarão a se conhecer mais e melhorar sempre.

3 – Venda-se sempre

Este é um comportamento comum para outros profissionais liberais, como dentistas e fotógrafos, mas entra na lista de atitudes inovadoras para o mercado imobiliário. Você deveria estar sempre mostrando o que você faz, qual é a sua profissão. Afinal de contas, você não é um vendedor?

Como corretor de imóveis, você deveria sempre ter em mãos os seus cartões de visita. Já imaginou a quantidade de oportunidades que você pode ter perdido por não ter os seus contatos em mãos?

Faça com que as pessoas saibam que você é corretor de imóveis, seja em uma fila de espera, em um evento ou até mesmo na padaria.

4 – Peça recomendações aos seus clientes

Uma atitude simples e rápida. Peça aos seus clientes que façam depoimentos sobre a qualidade do seu trabalho. Ao verem que outras pessoas recomendam o seu serviço e atestam a qualidade daquilo que você faz, novos clientes em potencial terão muito mais segurança em contar com você como parceiro.

Para isso você não precisa nem de muita tecnologia. Você pode gravar os depoimentos com o seu celular e postar no Youtube, nas suas redes sociais ou no seu site. A resposta virá rapidamente.

5 – Va além das expectativas do seu cliente

O que você faz quando o seu cliente finalmente se muda para o imóvel novo? Que tal mandar uma cesta de café da manhã? Não precisa ser cara, é um presente simbólico.

E um mês depois da mudança? Que tal ligar e saber se está tudo bem na casa nova?

Nenhum serviço ou profissional tem este gesto, de buscar o cliente duas vezes após a conclusão da negociação. Você irá agradar e pode ainda garantir uma indicação.

6 – Invista em pesquisas

Quando um cliente desiste de uma negociação, é normal que o corretor veja essa oportunidade como perdida e abandone o barco. Isso é comum no mercado imobiliário.

Mas é normal que a pessoa precise de um tempo para absorver todas as informações e até mesmo procurar outros imóveis, afinal essa é uma compra muito grande.

Não desista deste cliente. Depois de alguns dias, mande a ele uma pesquisa para descobrir qual é o status como comprador desta pessoa. Não é porque ele pediu um tempo que ele não quer mais comprar.

Aprenda a reaproveitar a sua base e o resultado irá surpreender. A sua próxima transação pode estar já entre os seus contatos.

7 – Conheça bem as padarias perto dos seus imóveis

Não, você não leu errado. Uma pesquisa mostrou que 69% das pessoas que fecharam negociações visitaram pelo menos uma padaria perto do imóvel adquirido ou alugado. O objetivo não é comer um pão e tomar um cafezinho, mas conversar com os profissionais e descobrir detalhes de como realmente é aquela região.

E como o corretor de imóveis pode se beneficiar disso? Visite você também essas padarias, construa uma amizade com essas pessoas, que podem facilmente indicar o seu serviço para todos esses interessados. Não dá para perder a chance de encontrar o seu próximo cliente neste grupo tão grande, de quase 7 a cada 10 pessoas que procuram um imóvel.

Fonte: Portal Viva Corretor, 31 de março