Quem está atento às questões ambientais e quer saber como aplicar materiais sustentáveis na decoração da casa, a dica é visitar até amanhã um conjunto habitacional todo feito com materiais reciclados que está em exposição no NorteShopping. O evento tem como objetivos incentivar a conscientização socioambiental e estimular práticas que reduzam os danos à natureza.

A mostra conta com três casas montadas que usam materiais distintos e há um cômodo diferente em cada uma (quarto infantil, sala e cozinha). A primeira tem garrafas pet e telhado de PVC 100% reciclado. A segunda é de madeira reciclada, telhado ecológico e paredes de palet (estrado de madeira, metal ou plástico muito utilizado nas indústrias para movimentar cargas). Já a terceira é construída com paredes e telhado de caixa de tetrapak prensadas. As peças que fazem parte da decoração também são recicladas e o espaço oferece ainda uma horta produzida com garrafas pet.

As visitas são guiadas por três personagens fictícios (Aqualinda, Oxigênio e Capitão Terra), que usam roupas confeccionadas com materiais reciclados. Além disso, é possível participar de oficinas de reciclagem que, além de abordarem a técnica básica, explicam a origem dos materiais usados diariamente, quais impactos de seu descarte incorreto e importância de um consumo mais consciente tanto para reduzir custos quanto para preservação da natureza.

A exposição é gratuita e voltada para toda família, com destaque pra criançada que leva para casa tudo que produzirem, além de ganhar sementes de girassol e margarida. A mostra fica aberta nesta segunda-feira das 10h às 22h. O NorteShopping fica na Avenida Dom Hélder Câmara 5474, no Cachambi.

Fonte: Jornal O Dia – 21/10/2013